Publicado em 03/01/2023

O que esperar do mercado da soja em 2023?

mercado de soja inicia o ano de 2023 com todas as atenções voltadas para a situação das lavouras da nova safra da Argentina e da nova safra dos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


O alerta foi feito pelo consultor de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque.


“Pela primeira vez em um bom tempo estamos registrando uma sequência de três anos consecutivos com a incidência do fenômeno La Niña. Tal fato naturalmente ligou o alerta, desde o período de plantio, sobre as novas produções da América do Sul, visto que anos de La Niña costumam ser bastante secos em importantes regiões produtoras do Brasil e da Argentina”, disse, lembrando também que a temporada que se encerra em 2022 (safra 2021/22) foi de grandes perdas produtivas para a Região Sul e para o estado do Mato Grosso do Sul, no Brasil, e para boa parte das províncias da Argentina, o que reduziu bastante a oferta de soja ao longo do ano.


De qualquer forma, a safra 2022/23, que se iniciou ainda em setembro com os trabalhos de plantio, traz um novo potencial produtivo recorde.


Novamente os produtores brasileiros semearam uma área recorde, trazendo a possibilidade de uma nova superprodução.


O analista destaca que os trabalhos de plantio iniciaram dentro da janela ideal nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul. As máquinas avançaram em ritmo forte por várias semanas, mas alguns estados registraram alguns atrasos devido ao excesso de chuvas, caso do Paraná.


Já nos demais estados do Sul, os trabalhos começaram atrasados e avançaram de forma lenta ao longo de todo o período de plantio devido à falta de umidade, típica do La Niña.


“Tal fato chamou a atenção do mercado ao longo de novembro e dezembro. O fato é que essa falta de umidade está colocando em xeque as produções dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O mês de janeiro será decisivo para a definição das produções destes estados. Se a umidade não retornar de forma regular ao longo do mês, teremos perdas produtivas importantes. Mas, mesmo assim, a safra brasileira deverá ser recorde”, completa Roque.


De uma forma geral, os demais estados brasileiros estão começando 2023 com um grande potencial produtivo em suas lavouras.


“Dificilmente veremos perdas produtivas relevantes nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, o que deve garantir uma nova produção recorde para o Brasil, acima de 150 milhões de toneladas pela primeira vez. Apesar disso, é importante acompanharmos as previsões climáticas para os próximos meses. Alguns estados têm registrado excesso de umidade, o que se continuar pode impedir um bom avanço dos trabalhos de colheita e afetar a qualidade dos grãos”.


Os mapas climáticos apontam para uma primeira quinzena de janeiro com pouca umidade sobre o Rio Grande do Sul, o que mantém o alerta ligado.


Já os estados das demais regiões do país deverão receber grandes acumulados de chuvas no período, o que pode ser favorável para a desenvolvimento final das lavouras, se não houver excessos.


Fonte: Canal Rural