Publicado em 20/10/2022

Chuva e frio atrasam plantio e desenvolvimento do milho no Paraná

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.                  


O relatório semanal apontou que, 78% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (17). Deste total, 11% ainda estão em germinação e 89% já avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo.  


As atividades mais adiantadas estão nas regionais de Francisco Beltrão, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Toledo e Umuarama (100%), Ponta Grossa (98%), Londrina (95%), Laranjeiras do Sul (92%) e Cascavel (89%).  


Por outro lado, as atividades mais atrasadas estão em Jacarezinho (35%), Ivaiporã (40%), União da Vitória (45%) e Pitanga (50%). 


Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam o plantio do milho avança com dificuldades, mas as chuvas têm beneficiado o desenvolvimento das áreas recém implantadas na região Norte do estado. 


Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, as culturas de verão estão enfrentando dificuldades na emergência e lentidão no desenvolvimento. 


As chuvas das últimas semanas também têm causado erosões em áreas da região Noroeste. 


Na região Sul, os trabalhos se concentram no plantio, mas o excesso de chuvas e dias nublados está atrasando o desenvolvimento vegetativo da cultura. 


Por fim, o tempo tem se mantido chuvoso da região Sudoeste, com poucas janelas de oportunidades para dar continuidade às atividades a campo. 


“O desenvolvimento das lavouras de milho segue em ritmo lento. Há relatos de que o crescimento das plantas está atrasado devido à baixa temperatura e à pouca luminosidade”. 


Fonte: Notícias Agrícolas